quinta-feira, 13 de agosto de 2009

TV Câmara muda para atrair público

Transmissão de sessões ganha reportagens com vereadores e serve de ferramenta para Legislativo formado por comunicadores


A programação da TV Câmara, exibida na TV Thati ás terças e quintas-feiras, evoluíram, mas ainda e muito difícil conseguir descobrir quem, é o pai da mudança. Todos chamam a responsabilidade, para si. Certo mesmo e que a enfadonha exibição de sessões da Câmara de Ribeirão Preto deu lugar a programas que, em um município marcado pela eleição de personalidades da mídia, contribuem ainda mais para a imagem dos vereadores.

A novidade esta nas ações interativas implantadas pela nova equipe de assessoria de imprensa da Casa, com alguns profissionais com passagem pela imprensa. Alem da sessão, há entrevistas com vereadores e visitantes, matérias sobre problemas comunitários e até espaço para o publico participar de debates pelo telefone, ao vivo.

O assessor Orlando Pesoti, que coordena o programa, afirma que a idéia partiu da equipe dele. “Sugeri ao presidente [Cícero Gomes (PMDB)] e ele aceitou. Achei que mostraria mais o trabalho dos vereadores”. Já Cícero diz que a intenção partiu dos próprios parlamentares. “Fiz [as mudanças] conversando com todos os vereadores.”

O segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Gilberto Abreu (PV), diz que tudo está em fase de experimentação. Ele se refere aos debates, que passaram a permitir ao publico fazer perguntas. “O debate e feito desde junho, no horário em que falávamos dos requerimentos, que era muito monótono”.

Porém, todos concordam que a programação esta, no mínimo, mais interessante. O feirante Luiz Ribeiro, 63 anos, que o diga. O morador do bairro Monte Alegre diz que não via sentido na TV Câmara. Na legislatura anterior, até tentou assistir a transmissões algumas vezes, mas desistiu.

“Liguei na TV Câmara por três vezes no ano passado. Em todas tinha um vereador cantando, parecia um clube da viola. Mudei de canal”.

Neste ano, porem, Ribeiro começou a acompanha as sessões de casa frequentemente. Diz que ate mudou o conceito que fazia de um parlamentar graças a uma, matéria que viu nos intervalos. A reportagem, feita pelo assessores, mostrava a visita, de um vereador a um bairro com problema no asfalto.

“Eu me perguntava por que ele foi eleito, mas aí vi que ele está trabalhando”.

Participação

Ribeiro diz que se empolgou e ligou a Câmara para fazer perguntas aos vereadores, durante os debates, logo na primeira hora das sessões. Os parlamentares leram e comentaram as sugestões dele, que ficou satisfeito. “Sempre falei que a Câmara ficava apenas dando titulo de cidadania e nome de rua, mas agora estão olhando mais pela cidade. Não quero saber se o 'Zé' vai ser homenageado”.

Pela mesma linha pensa o técnico em Química, Adriano Eduardo de Lima, 23, da Vila Abranches, quem também ligou para participar de debates. Diz que virou telespectador da TV Câmara neste ano "Passei a assistir pelas informações de interesse do município. Dá para acompanhar o que eles [vereadores] fazem”.

Ambos dizem que pretendem assistir ao programa mais vezes. Ribeiro, que nunca foi á Câmara, tem mais uma razão. "Um vereador contou para mim, na feira, que é melhor ver de casa, porque a gente ouve só o que se fala na tribuna. Ele disse que lá, enquanto um fala, os outros fazem muito barulho na parte de baixo”.

Fonte: Jornal A Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário