segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Escola do Futuro: um mundo de conhecimentos


O Programa “Escola do Futuro” foi criado por Projeto de Lei do vereador Cícero Gomes da Silva, e prevê, entre outras atividades, trabalhos voltados ao conhecimento dos alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto de maneira ampla. Dezenas de alunos já conquistaram a oportunidade de participar da Escola do Futuro. Eles foram selecionados através de apresentação de trabalhos nas escolas, e participaram do Programa que tem como objetivo incentivar o gosto pelo estudo e complementar a formação integral do aluno.

Na primeira etapa, 45 alunos foram selecionados após apresentarem trabalho com o tema “Cidades Históricas de Minas Gerais”. O prêmio foi uma viagem para conhecer cidades mineiras, entre elas Ouro Preto, Mariana, Tiradentes,Cordisburgo (onde nasceu o escritor João Guimarães Rosa e encontra-se a gruta de Maquiné). Os alunos ficaram hospedados em Belo Horizonte. Foi uma viagem para conhecer a história, a cultura e, claro, a típica culinária mineira.

No segundo ano do projeto, o tema escolhido foi “Mercosul”. Um novo grupo de alunos foi selecionado pela apresentação de trabalhos sobre a integração dos países que constituem o Mercosul, abordando aspectos econômicos, culturais, políticos e históricos. Ganharam a viagem de avião para conhecer Buenos Aires, na vizinha Argentina. Lá, visitaram os pontos históricos e turísticos da capital, tais como a Casa Rosada, Plaza de Mayo, o bairro Caminito, o estádio de futebol Boca Junior, além de museus e igrejas históricas.

O terceiro grupo de alunos beneficiado pelo Programa “Escola do Futuro” abordou o tema “500 anos de Brasil”. Aos vencedores, nada melhor do que conhecer a história do nosso país de origem: Portugal. Na escola, eles fizeram trabalhos sobre os 500 anos de descobrimento do Brasil e as influências exercidas por Portugal. Estudaram história e leram escritores portugueses. E foram ver de perto o que estava nas páginas dos livros. Os alunos viajaram para a Europa. O destino era Portugal, mas a companhia espanhola de aviação Ibéria passava primeiro por Madri, e os jovens ganharam um dia inteiro para conhecer a capital espanhola.

Em Portugal foram 18 dias de estadia. Os alunos foram recebidos por 38 presidentes de Câmaras (prefeitos de cidades). Em cada uma, foram recepcionados com almoços e jantares, e receberam presentes. Ficaram hospedados em Peniche, cidade portuária, na colônia de férias da Policia Social de Portugal. Eles visitaram Lisboa, Fátima, Coimbra, Santarém (onde fica o túmulo de Pedro Alvarez Cabral), Sobral de Monte Agraço, Rio Maior, Nazaré, Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Óbidos, entre outras.

Todos os grupos, de 45 alunos, viajaram acompanhados por professores e diretores de escolas, além de jornalistas. E com todas as despesas pagas. Um presente inesquecível da “Escola do Futuro” conquistado com estudo, disciplina e responsabilidade em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário