sábado, 1 de agosto de 2009

Presidente da Câmara participa do aniversário da ADEVIRP

A Adevirp, associação dos deficientes visuais de Ribeirão Preto, comemora em 2009, 10 anos de trabalho.

A Adevirp, associação dos deficientes visuais de Ribeirão Preto, comemora em 2009, 10 anos de trabalho. O presidente desta casa leis, vereador Cícero Gomes da Silva (PMDB), diretor da instituição, participou de um almoço em comemoração a associação.
A ADEVIRP surgiu da união da escola Prof. Cid de Oliveira Leite, do Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi e voluntários da comunidade, que perceberam a necessidade de se complementar a educação das pessoas com deficiência visual.
Preocupado com a qualidade de vida das pessoas que precisam da associação, o vereador Cícero Gomes da Silva, sempre que pode presta vários serviços para a Advirp. Hoje como diretor da associação, Cícero acompanha o dia a dia dos deficientes os auxiliando no que pode.

Centro de Educação e Reabilitação Louis Braille:
Foi inaugurado pela ADEVIRP, no dia 13 de dezembro de 2006, em prédio cedido pelo Governo do Estado de São Paulo, através do empenho e dedicação do Deputado Estadual Rafael Silva. A instituição é um centro de referência educacional para deficientes visuais do município de Ribeirão Preto e região. Oferece salas de aulas adaptadas e equipadas com máquinas de escrever pelo sistema Braille, brinquedos pedagógicos, materiais didáticos específicos para deficientes visuais, computadores com softwares sintetizadores de voz - DOSVOX, Virtual Vision e JAWLS, impressoras pelo sistema Braille e impressora que imprime em Braille e tinta simultaneamente. Conta ainda com biblioteca e estúdio de gravação, com um acervo de 657 títulos gravados em fitas cassete, em cds e 820 livros impressos pelo sistema Braille.

Areas de Atuação:
Pedagogia: educação especial com alfabetização pelo sistema Braille, leitura e escrita ampliadas, reforço escolar, aulas de inglês, espanhol, recreação e lazer. Oficinas profissionalizantes: oficina de informática, artes e em fase de implantação, o telemarketing.
Educação musical e cultural: canto, vocalização, instrumentos musicais (violão, teclado, pandeiro e bateria), grupo musical, Coral Som, Banda Comando Visual, literatura, poesia, dança de rua, balé e sapateado.
Saúde: atendimentos psicológico, oftalmológico, fonoaudiológico, ortopedia, treinamento da visão subnormal, fisioterapia, musicoterapia, biodança e terapia ocupacional.
Esportes: educação física adaptada, atletismo, natação, goalball, capoeira e xadrez.
Dia-a-dia: OM - Orientação e Mobilidade, Serviço Social, AVD - Atividades da Vida Diária, cozinha experimental e aulas de culinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário